Publicado em Deixe um comentário

Shimano obteve patente relacionada ao posto conta-gotas e deslocamento eletrônico sem fio

Em fevereiro , informamos que Shimano havia recebido dois aplicativos de comunicação sem fio, uma forte indicação de que algum tipo de componente eletrônico sem fio estava em desenvolvimento. Uma patente concedida à Shimano na semana passada lança ainda mais luz sobre o que pode estar a caminho e sobre os usos potenciais para o novo sistema sem fio.

Junto com a mudança sem fio esperada e a capacidade de ativar um conta-gotas sem fio, a patente também inclui detalhes sobre a capacidade de controlar a suspensão da bicicleta, seja o garfo, o amortecedor ou ambos.

A patente declara que “o primeiro sinal de operação telescópica é um sinal sem fio para operar o conjunto do espigão elétrico da bicicleta. O segundo sinal de operação telescópica é um sinal sem fio para operar a suspensão elétrica da bicicleta.” Isso faz com que pareça que é possível controlar a suspensão ao mesmo tempo que o conta-gotas. Em outras palavras, há potencial para um sistema que bloqueia ou firma o garfo ou amortecedor quando o poste está totalmente estendido e, em seguida, o abre quando está comprimido.

A operação dos controles também parece ter um bom grau de potencial de personalização. De acordo com a patente, “Em um caso em que os dispositivos operacionais são fornecidos integralmente uns com os outros como uma única unidade, uma operação do usuário pode ser distinguida com base em um método de manipulação (toque longo de um botão, toque simultâneo de botões).” Os desenhos dos controladores da patente são rudimentares e deixam muito para a imaginação; será interessante ver como eles acabam sendo no mundo real, seja lá onde for. O fato de não estar preso a um cabo abre a porta para todos tipos de possibilidades de design e métodos de controle dos vários componentes.

Embora os desenhos sejam de uma mountain bike, isso não significa que a patente também não se aplica aos componentes da estrada. Uma seção da patente indica que “o sistema de controle sem fio da bicicleta pode ser aplicado a uma bicicleta de estrada ou a qualquer tipo de bicicleta” e inclui desenhos de um câmbio dianteiro eletrônico.

Entramos em contato com a Shimano para obter mais detalhes e recebemos a resposta esperada: “A Shimano está constantemente desenvolvendo novos produtos, mas não comenta sobre rumores, insinuações ou especulações sobre produtos, estejam eles em desenvolvimento ou não.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *