Publicado em Deixe um comentário

VOCÊ QUE PRATICA O MTB, JÁ SE PERGUNTOU COMO SURGIU ESSE ESPORTE ?

O mountain bike não para de crescer e alcança cada vez mais lugares e pessoas. Mas essas conquistas se devem a uma longa história do MTB, que começou como um esporte que nem sequer esse nome existia.

Resultado de imagem para fotos de mtb

A ORIGEM DO MTB

A origem do MTB remonta à decada de 50, mais especificamente ao ano de 1951. Naquele ano, o Grand Départ (grande partida) do Tour de France aconteceu fora da capital Paris, mais especificamente na cidade de Metz, no nordeste do país. Enquanto era dada a largada para a 38ª edição da Grande Volta francesa — que seria vencida pelo suíço Hugo Koblet —, um grupo de 20 jovens parisienses, cansados das limitações das bicicletas de estrada, resolveu expandir as possibilidades para além do asfalto e se uniu para criar o Velo Cross Club Parisien (VCCP). Eles lançaram mão de quadros utilizados para a prática do ciclocross, reforçaram suas estruturas, adicionaram suspensões dianteiras — adaptadas de motos infantis —, modificaram os freios, trocaram os pneus lisos e finos por modelos mais largos e abrasivos, e colocaram o passador de marchas no guidão. Assim, encontraram uma pista de motocross e, no intervalo das corridas de moto, ensaiaram os primeiros saltos e drops, dando aquele que seria o passo inicial para o surgimento do mountain bike.

Resultado de imagem para fotos de mtb NA LAMA

Apesar de alguns aventureiros já tivessem experimentado entre as décadas 40 e 50, foi Tom Ritchey quem difundiu o esporte. Influenciado por outras duas personalidades como Jobst Brandt e Gary Fisher, o americano adaptou as bicicletas do ciclismo de estrada para pistas acidentadas, na década de 70.

MODIFICAÇÕES FEITAS NAS BIKES

Resultado de imagem para CONSERTANDO BIKES

Modificações como a reformulação do câmbio e quadro, foram respectivamente realizadas por Gary e Tom. Inclusive, o modelo atual de quadro é fruto da criação do ciclista. Atualmente possuem empresas dentro do seguimento, são elas: Fischer Bikes e Ritchey.

Após a utilização de outro tipo de quadro, modelos de bikes cruisers, além da troca dos freios e pneus, as bicicletas ficaram prontas para as primeiras corridas da modalidade Mountain Bike, com provas praticadas somente aos finais de semana no Monte em São Francisco, localizado na Califórnia. No ano 1983, os Estados Unidos organizaram um campeonato inaugural em âmbito nacional. Mais tarde, com principalmente as grandes potencias da Europa, o primeiro torneio mundial do esporte acontecia em 1990. Evento organizado pela União Ciclista Internacional.

E FOI ASSIM QUE SURGIU O NOSSO MTB, QUE É UM ESPORTE QUE TODOS PODEM PRATICAR, QUE TE DÁ MAIS QUALIDADE DE VIDA E MUITO MAIS FELICIDADES AO PRATICAR ESSE ESPORTE QUE ATRAI MAIS E MAIS PESSOAS A CADA ANO QUE SE PASSA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *